Quem está acompanhando a quinta temporada de Once Upon a Time, a série de fantasia da ABC, deve ter notado que a proposta da nova temporada é realmente enveredar por caminhos mais obscuros. Logo quando nos deparamos com uma Emma (Jennifer Morrison) travestida de Senhora das Trevas, sabíamos que este arco prometia emoções nunca vistas na série.
E agora, ao final da primeira metade da temporada, com Emma e seus amigos empenhados em resgatar Hook (Colin O’Donoghue), a quem teve que sacrificar, após mais um golpe de Mr. “Rumplestiltskin” Gold (Robert Carlyle), os ganchos nos levam ao Submundo,uma espécie de purgatório onde os vilões (não) descansam em paz. Na verdade, conforme esclareceram os criadores da série, o Submundo não é o inferno, mas um lugar em que todas as pessoas da realidade fantástica da série que, de alguma maneira, tem assuntos inacabados, acabam confinados. Mas a viagem promete não ser nada fácil.
Não é também um lugar sem escapatória, uma vez que pelas regras mágicas da série, para que alguém se salve do Submundo, basta que outro morra e tome seu lugar.
Mas quem vai morrer?
Os produtores não querem dar nenhum pista, mas especula-se que Zelena ou seu bebê e até mesmo, Belle ou bebê que estará esperando podem ser os personagens que, ao morrer, livram Gancho. Ambas as teorias são boas. Sem Zelena, Regina tem o caminho livre para ficar com a criança e o amor de Robin. Já perder Belle ou o filho, seria um grande castigo a Rumple.
E talvez nem deva ser necessário que outro herói acabe sacrificando mais alguma vida inocente, pois com tantos vilões presentes, isso deve fatalmente acontecer. Vale lembrar que Rumple absorveu todos os poderes dos antigos Senhores das Trevas e, segundo, Eddy Kitsis, um dos criadores, “Ele definitivamente emergiu mais poderoso e provavelmente até mesmo um pouco mais sábio”, sendo uma ameaça para todos, uma vez que ele não pretende abrir mão de seus novos poderes.
O retorno da série no episódio 100
O retorno da série será somente no dia 06 de março, que além da estreia da segunda metade da quinta temporada, também será o marco do 100º episódio da saga. Para comemorar, a trama trará de volta vários dos personagens que marcaram a série, especialmente os vilões.
Príncipe Henry (Tony Perez), Cora (Barbara Hershey), Sidney – o Espelho Mágico (Giancarlo Esposito), a Bruxa Cega (Emma Caulfield) e Peter Pan (Robbie Kay) são alguns dos que estarão de volta, enquanto Cruella de Vil (Victoria Smurfit) e Milá (Rachel Shelley) aparecem mais para o final da temporada.
O irmão de Hook, Liam, Mulan (Jamie Chung), Ruby (Meghan Ory), Arthur (Liam Garrigan), Merida e Guinevere vão aparecer para concluir o arco atual e Zelena será parte de um novo arco também mais perto do final da temporada.
Quem não pode aceitar o convite para retornar é Jamie Dornan, devido a compromissos de agenda, mas os produtores garantem que estará lá em espírito quando Emma usar os cordões de seus sapatos em seu pulso.
Os novos personagens
Hercules (Jonathan Whitesell) e Meg (Kacey Rohl) aparecem no episódio 13, “Labor of Love” e a jovem Branca de Neve (Bailee Madison) estará com eles envolvida. Neste núcleo de Hércules, ainda é esperada a aparição de Hades (Greg Germann).
A trama gay
Uma das mais polêmicas e já anunciadas narrativas da quinta temporada será o primeiro enredo gay da série. Segundo os criadores não terá o destaque que foi tão apregoado na imprensa. Será tratado como algo comum, pois Horowitz, um dos criadores, disse em entrevista ao Hollywood Reporter que “Deve ser apenas uma história de amor que é tão emocionante, tocante e sincera como qualquer outra história de amor.”