Night Sky do Prime Video pode não ser o mais emocionante dos thrillers de ficção científica, mas cara, o final da primeira temporada terminou com um estrondoso gancho. Franklin e Irene York (excelentes atuações de J.K. Simmons e Sissy Spacek) tiveram seu quinhão de dificuldades, mas depois de superar alguns problemas em seu relacionamento, eles estão prontos para enfrentar o próximo capítulo… que promete ser literalmente do outro mundo.
O que vimos ate aqui e o que esperamos de uma possível segunda temporada? Acompanhe no texto abaixo, mas lembre-se que há spoilers.
Com uma emotiva visão do relacionamento de um casal de idosos, que tenta superar o trauma do suicídio de seu filho, Night Sky começa parecendo apenas um drama, bonito, mas sem grandes atrativos ao expectador sci-fi. O plot twist vem bem ao estilo Black Mirror: o casal encontra uma câmara enterrada em seu quintal e que os transporta para outro planeta. Isso mesmo! Um cômodo aconchegante com uma enorme vitrine para uma paisagem deserta, mas encantadora, de um outro mundo, sabe-se lá de que parte do universo. Os anos passam mais leves com o segredo que uniu ainda mais o casal.
A rotina é quebrada quando Irene, que está doente e se sentindo um peso para o marido, decide arriscar-se a tentar visitar o planeta. Na verdade, é muito mais uma decisão suicida, pois em algum momento, eles testaram a atmosfera externa, colocando alguns ratinhos, que em minutos morreram. Ou seja, o ambiente extraterrestre não parece nada acolhedor. Quando estava prestes a se apostar a vida para encontrar respostas, para a surpresa de Irene, aparece um jovem, claramente ferido, que só poderia ter vindo do tal planeta. Isso seria um sinal? Quem é este rapaz? De onde vem? Como é possível?
Decidida a descobrir mais sobre o jovem, Irene decide acolhe-lo, mesmo `a revelia do marido, ajudando-o a se curar. Uma relação de amizade e desconfiança começa e Jude parece que vai mudar a vida deles para sempre. Aos poucos vamos descobrindo que ele está fugindo exatamente de uma seita que protege o segredo da câmara e do planeta desconhecido.
Do outro lado do mundo, na Argentina, mãe e filha vivem isoladas em um rancho na cordilheira dos Andes. Aos poucos alguns segredos são revelados e sabemos que lá na Argentina também existe uma câmara e não parece ser a única. A mãe, Stella (Julieta Zylberberg) sabe muito mais a respeito deste mistério. Com elas descobrimos que a câmara não se liga apenas ao planeta estático, mas existe uma rede complexa de outras câmaras e todas se conectam, através de endereços codificados. Com a sua, elas viajam aos Estados Unidos, com a missão de caçar e eliminar o apostata Jude (este termo se usa para alguém que abandonou uma fé ou seita), evitando assim que os segredos se espalhem.
Neste meio tempo, Franklin descobre que Irene tentou se matar, acessando o planeta e fica muito magoado. Em meio `a crise, uma relação de amizade com o vizinho enxerido Byron (Adam Bartley) acontece. E, ele acaba compartilhando o segredo que escondem no porão. Entusiasmado com a ideia de viajar e explorar outro mundo, Bryan ajuda Franklin a adaptar um traje de mergulho, permitindo que possam respirar na atmosfera do outro planeta. Franklin desiste de tentar, mas Byron vai e some, deixando o marido de Irene desesperado.
Byron morreu ao visitar o planeta desconhecido?
Depois que Byron convence seu novo amigo Frank a deixá-lo sair ao ar livre no planeta alienígena, ele inevitavelmente se aventura além do ponto em que o walkie-talkie de Frank pode alcançar o dele. Frank vai ao observatório e tenta ligar para Byron mais uma vez, mas sem sucesso. Onde diabos Byron está? Teria sobrevivido? (Vamos ter uma boa ideia com base nessa grande revelação final.)
O que há naquele planeta?
Frank faz a mesma pergunta a Jude, e a resposta sorrateira de Jude é: “Nada”. Vamos, Jude, sabemos que está mentindo!
Toni descobre a identidade de seu pai (mais ou menos)
Há muita conversa sobre Toni herdar o legado de sua família, mas ninguém realmente faz a cortesia de explicar para a garota o que isso significa. Bem, até que Cornelius (Piotr Adamczyk) – e sim, demorou até o episódio final para sabermos o nome de Cornelius – revela para seu próprio benefício.
“Você está tão perto de Deus, e você nem percebe isso”, diz ele. Caleb, revela Cornelius, é o pai de Toni, e é provavelmente por isso que Stella ficou nervosa quando Nick o trouxe à tona isto pouco antes.
Quem é e onde está Caleb?
Aparentemente em um lugar chamado Caerul – um mistério. Pelo menos sabemos que Cornelius quer levar Toni para lá.
Stella encontra quem ela está procurando
Ao saber que eles estão mantendo Irene e Frankin reféns, Jude se entrega a Stella, que descobrimos ser uma Guardiã. Sua missão: Matar o Apóstata.
Como eles têm uma conversa não tão amigável, Jude revela que conhece Stella. Ela foi apresentada a sua mãe quando ele era um garotinho. Uma cerimônia estava acontecendo, provavelmente algo a ver com os Guardiões, porque Jude continua provocando Stella: “Eu nunca entendi realmente os Guardiões. Todo aquele sacrifício. Para quê? Para proteger algo que eles nunca farão parte de verdade .”
Stella e Toni fogem `a la Thelma e Louise
Em última análise, recusando-se a matar Jude e para proteger sua filha Toni, Stella escolhe fugir dos Guardiões. Ela e Toni se comprometem a deixar sua casa na Argentina – comprometem-se a deixar sua comunidade e fé para trás. Isso obviamente as coloca em sério perigo, mas pelo menos eles têm uma moeda de troca: Cornelius amarrado, de quem eles podem desistir para impedir que os Guardiões os persigam.
Jude tem uma pista sobre o paradeiro de seu pai
Jude encontra um endereço de seu pai, Gabriel, em sua cópia de O Conde de Monte Cristo, que ele deixou para Jude na pousada de Hannah. Jude digita as coordenadas – escritas no que parece ser uma língua alienígena – no painel de controle da câmara, esperando que eles levem ele e sua nova companheira de viagem Denise (neta dos Yorks). Eles entram na câmara e terminam na Tailândia, em algum lugar em Bangkok.
Quem diabos é Hannah?
Nós já sabíamos que a anfitriã tagarela da pousada a qual Irene e Jude buscavam pistas do pai dele não era quem ela parecia. Depois que ela ataca a van de Stella e Toni, Hannah fala com Cornelius, e descobrimos que Hannah é outra apóstata que escapou. “Bem-vindo ao Mundo Caído”, Hannah diz assustadoramente. O que ela tem em mente para Stella, Toni e Cornelius?
Um mergulho no espaço
Não aprendendo com o excesso de confiança de Byron, Frank sai pelo terreno rochoso do planeta alienígena além do alcance do walkie-talkie de Irene. Ele descobre um homem morto, mas não é o vizinho. Frank desmaia, quando seu ar de repente acaba e Irene vem a seu socorro, revelando que eles são capazes de respirar o ar sem um tanque de oxigênio e, ouvem o som distante de sinos tocando e descobrem uma civilização semi-encaixada em paredes abobadadas. Esta cidade poderia ser Caerul? Certamente parece que poderia ser uma espécie de terra prometida.
Muitas perguntas pendentes
Esse final nos prepara muito bem para uma grande segunda temporada (embora ainda não haja luz verde oficial). Byron, Gabriel e Caleb têm familiares preocupados em busca de seu paradeiro.
Hannah pode ser a nova vilã da 2ª temporada, mesmo que ela também lute contra os Guardiões? E essas moedas antigas de ouro encontradas com Jude? Elas vêm do planeta alienígena? Finalmente, em geral, ainda não sabemos bem o propósito das câmaras. Tudo o que sabemos é que estão todos conectados como uma rede, O que há por trás de tudo isso?
Confira o trailer da serie: