O poderoso portal de streaming veio para ficar e já mudou comportamentos dos fãs de filmes e séries ao redor do mundo.
Um deles é a implementação das largas maratonas na vida das pessoas. Por contar com diversas temporadas e episódios, cada vez mais pessoas dedicam horas e horas a fio para acompanhar o desenrolar de uma trama, diferente do que a TV convencional permite, já que libera episódios, geralmente semanais.
Por contar com uma base que já supera a casa de milhões de assinantes ao redor do mundo, a Netflix dispõe da chance de usar suas estatísticas para determinar interessantes padrões de comportamento dos seus usuários, que, entre outras finalidades, permitem traçar estratégias de programação para aquisição ou desenvolvimento de conteúdos que atraiam e fidelizem seu público.
Dá para saber, por exemplo, quais séries são mais vistas ou quais são menos vistas, por país, região, cidade e até bairro. Dá ainda para entender, em outro exemplo, o que os homens de uma determinada faixa etária preferem ver e quais são os títulos os quais vale tudo para serem mantidos no catálogo e, claro, aqueles que podem ser dispensados sem maiores danos.
Nesta quarta, dia 23, porém o portal divulgou um dado ainda mais interessante: qual é o exato momento em que um seriado consegue prender quem o vê, de uma forma em que a pessoa não consiga mais abandoná-lo. Isto obviamente varia de pessoa a pessoa, mas o estudo de padrões indica que existe sim uma linha, que ao ser cruzada, não tem volta. Para definir que a série pegou, a Netflix considerou o episódio a partir do qual, pelo menos 70% das pessoas que começaram a ver a série, permaneceram até o final da temporada.
A pesquisa afirma que pilotos por mais incríveis que sejam não conseguem segurar o público por si só e, a disponibilidade imediata de um segundo episódio e, de preferência, todos os demais, é fundamental para que o usuário não desista ou simplesmente se esqueça de continuar, diante de tanta oferta de conteúdo e dos afazeres do dia a dia.
Sobre a aceitação de Breaking Bad pelo público brasileiro, a pesquisa aponta que foi já no segundo episódio que a maioria do público que apertou play para conferir as desventuras de Walter White, não conseguiu mais parar de ver. House of Cards precisou de 3 episódios e outras séries que são sucesso de público no portal como Mad Men, Once Upon a Time, How I Met Your Mother e Arrow levaram bem mais tempo para conseguir a maior atenção do público.
Veja quando cada uma das séries pesquisadas fidelizou seu público:
- Bates Motel — Episódio 2
- The Walking Dead — Episódio 2
- Suits — Episódio 2
- Breaking Bad — Episódio 2
- Scandal — Episódio 2
- Sons of Anarchy — Episódio 2
- The Killing — Episódio 2
- Dexter — Episódio 3
- Gossip Girl — Episódio 3
- House of Cards — Episódio 3
- Marco Polo — Episódio 3
- Orange is the New Black — Episódio 3
- Sense8 — Episódio 3
- Better Call Saul — Episódio 4
- Bloodline — Episódio 4
- Grace & Frankie — Episódio 4
- Pretty Little Liars — Episódio 4
- Unbreakable Kimmy Schmidt — Episódio 4
- Demolidor — Episódio 5
- BoJack Horseman — Episódio 5
- Mad Men — Episódio 6
- Once Upon a Time — Episódio 6
- The Blacklist — Episódio 6
- Arrow — Episódio 8
- How I Met Your Mother — Episódio 8
E você, quantos episodios dá a chance de ver antes de desistir de uma série? Comente abaixo!