A elogiada trama de Gotham, que mostra as origens do homem morcego tem, inevitavel e acertadamente focado também na origem dos principais inimigos de Batman, neste momento sendo combatidos pelo honesto e destemido detetive Jim Gordom (no futuro, o Comissário Gordom), vivido por Ben McKenzie.
Já são 10 os vilões retratados ou confirmados a aparecer na série: Pinguim (Robin Lord Taylor), Mulher-Gato (Camren Bicondova), Fish Mooney (Jada Pinkett-Smith), Charada (Cory Michael Smith), Hera Venenosa (Clare Foley), Carmine Falcone (John Doman), Sal Maroni (David Zayas), Harvey Dent (Nicholas D’Agosto), Victor Zsasz (Anthony Carrigan) e Mr. Freeze, além da promessa de que o Coringa terá a identidade revelada.
A esta lista se junta um dos mais terríveis vilões das HQs, o Espantalho. Segundo os produtores da série, Jonathan Crane será retratado durante a infância, e seu papel terá função narrativa complementar, servindo como escada para uma ameaça a James Gordon : “Ele será visto quando criança, antes de adotar o codinome Espantalho. Na verdade, é algo que será passado de pai pra filho, o que irá gerar tanto um inimigo eventual para o Batman, como um adversário para Jim Gordon”.
O executivo não revelou se a origem do personagem respeitará a história criada por Bill Finger e Bob Kane, em 1941. Nas HQ’s, Jonathan Crane é um jovem perturbado que, vítima de bullying por seu tipo físico, decide, por vingança, se aprofundar em Psicologia e Psiquiatria, desenvolvendo armas e métodos científicos para aterrorizar os seus oponentes. Ainda não há um ator contratado para interpretar o personagem.