É compreensível que, antes de mergulhar em uma série da Netflix, a gente queira saber se ela terá continuidade ou não, já que várias séries no universo sci-fi e fantasia são sumariamente canceladas ainda na primeira temporada pela gigante do streaming, por exemplo, 1899, Julie and the Phantoms , First Kill , Partner Track e outras.
No caso de Sombra e Ossos, super produção baseada em uma vasta obra literária, temos a expectatiiva de, ao menos, mais uma temporada e talvez, uma série derivada. O showrunner Eric Heisserer lcontou a eles suas ideias para uma série de três temporadas e que já estaria escrevendo um spin off baseado nos Corvos.
A trama gira em torno da história de Alina Starkov (Jessie Mei Li) em um mundo de magia, realeza e intriga. Lá, há uma escuridão à espreita cortando o país chamado Ravka, chamada A Dobra.
A Dobra é essencialmente uma nuvem escura, correndo de norte a sul através de Ravka, que tem criaturas malignas que impedem que alguém atravesse. A cartógrafa e órfã Alina descobre que é uma das Grishas mais poderosas, uma Conjuradora do Sol, cujo poder tem o potencial de destruir a Dobra e libertar seu país. A primeira temporada segue a jornada de Alina enquanto ela tenta dominar seus poderes entre aqueles em Ravka que não desejam que ela destrua o covil. Também segue os ladrões profissionais Kaz Brekker (Freddy Carter), Inej Ghafa (Amita Suman) e Jesper Fahey (Kit Young), também conhecidos como os Corvos, que são contratados para encontrar Alina.
A série da Netflix combina duas séries de livros de Bardugo, a trilogia “Sombra e Ossos” e a duologia “Six of Crows” – que se passa dois anos após os eventos de Shadow and Bone, apesar de se passarem no mesmo mundo. A inclusão dos corvos na série Netflix serve como uma prequela para Six of Crows, spin off que deverá ser adaptado em breve.
Haverá uma terceira temporada de Sombra e Ossos?
A terceira temporada está praticamente pronta com base nos comentários anteriores do showrunner.
Em 2021, Heisserer, que se tornou o showrunner da série por recomendação de um amigo, revelou ao Collider que seu plano para Shadow and Bone sempre foi de três temporadas. Heisserer conseguiu o papel de showrunner porque seu amigo lhe deu uma cópia dos livros de Bardugo e ele os amou tanto que tuitou a autora para dizer a ela o quanto gostou deles.
No entanto, não foi fácil para a série sair do papel, já que o showrunner Heisserer quase deixou a série quando a Netflix revelou que não tinha os direitos da segunda série de Bardugo, Six of Crows . Mais tarde, a Netflix conseguiu os direitos dessa saga, permitindo que Heisserer combinasse as histórias de Alina Starkov e dos Corvos.
Combinar as duas séries foi um risco real para Heisserer, já que cada história se passa em uma linha do tempo diferente e, apesar de fazer sentido a junção dos personagens em algum momento da série, o expectador, às vezes, pode se perguntar “por que esta história é tão desconectada da trama principal?”
Todos os oito episódios da segunda temporada de Sombra e Ossos já estão na Netflix.
Confira o trailer: