No último fim de semana, em Albuquerque, Novo México aconteceu a Bubicon 47, uma das mais importantes convenções sobre ficção científica e fantasia. E, foi neste painel, que George R.R. Martin, o criador da saga literária As Crônicas de Gelo e Fogo, que deu origem à série da HBO, Game of Thrones, releu o primeiro capítulo de seu novo livro “Os Ventos de Inverno” e, como sempre respondeu aos fãs e fez revelações sobre os livros e a série.
Por que tantas diferenças entre a série e os livros?
Martin justificou que limitações orçamentárias são o principal fator para que personagens e passagens importantes dos livros não estarem presentes na série, ainda que isso não afete a linha geral adotada pela emissora.
Reafirmou que não imagina os atores e personagens da série da TV, quando escreve seus livros, pois construiu seus próprios conceitos sobre os personagens ao longo dos anos. Como exemplos, citou que o Tyrion de Peter Dinklage não se parece em nada com o Tyrion que ele criou para os livros.
Confirmou que, independente de terem morrido na TV, vários personagens continuarão vivos até o fim dos livros.
A relação com a HBO
O autor aproveitou para confirmar que não estar “inteiramente feliz” com Game of Thrones, o que muita gente desconfiava, dado ao teor de alguns comentários feitos por ele.
Afirmou que é a HBO que o está obrigando a comparecer aos Emmys (não se sabe se era sarcasmo ou reclamação).
O próximo livro
Eternamente pressionado para a entrega do novo livro da saga, Martin disse que escreve simultaneamente os dois próximos e, últimos, volumes da saga, sem revelar se serão lançados juntos.
Disse que já tem o final definido e sabe quem é que sentará no Trono de Ferro quando tudo acabar.
As teorias dos fãs
Ao contrário do que os mais ardorosos e estudiosos de sua obra pensam, muitos detalhes e passagens dos livros são apenas palavras e não necessariamente pistas sobre o final da trama e ainda reforçou que muitas teorias dos fãs estão erradas.
Mesmo que hajam acertos, já tem o final de sua trama traçado e não irá realizar qualquer mudança neste curso.
Dinossauros
Curiosamente, o autor confirmou a existência de dinossauros em seu universo. Não em Westeros, mas em terras distantes, possivelmente em Sothoryos, que é conhecida por seus lagartos e serpentes assustadores.
[su_spoiler title=”Leia também” open=”yes” style=”fancy” icon=”chevron-circle”]O Destino de Cersei, a grande rainha de Westeros[/su_spoiler]
Doidinho este moço